sábado, 18 de julho de 2015

Agosto está chegando!

Todos sabem que o mês de agosto é um mês aziago para os políticos brasileiros. Pois Agosto está chegando e, apesar do frio aqui na planície, a temperatura política atinge o ponto de ebulição.
Todo mundo acusando todo mundo. Renan e Cunha, "aliados" do governo atacando-o em todas as frentes. Lula falando mal do PT. O PT falando mal da Dilma. O presidente do PT dizendo que o impeachment é democrático e o ministro da Justiça admitindo que mesmo tendo sido legais, as doações de campanha podem ter sido feitas com dinheiro sujo. O que é isso? deu uma crise de sincericídio nos políticos? Não. São os eflúvios de Agosto!
Agosto enlouquece os cães e os políticos. A hidrofobia corre solta, contaminando a tudo e a todos. Em, nesse salve-se-quem-puder as verdades vão pipocando aqui e alí. Melhor para nós, que essa roupa suja seja toda lavada em público. Assim, talvez, possamos ter a oportunidade de passar a limpo essa fase deletéria na maneira de fazer política neste país.
Não que eu acredite em uma súbita conversão desses agentes à ética e ao decoro. Isso não vai acontecer. Mas a questão é que, uma vez desmascarados e punidos, como nunca aconteceu antes, é de se esperar um efeito educativo e dissuasivo para os demais.
Em outras palavras, muita gente vai deixar de roubar, não por ter subitamente se tornado honesto, mas porque o risco será grande e não vai valer a pena. Esse efeito educativo é também multiplicador e se espalha de cima para baixo. É assim que as sociedades avançadas funcionam. Elas tem regras e quem não as respeita, não importa quem seja, recebe uma punição desencorajadora.
Pois agosto está despontando e vem trazendo essa onda, esse tsunami de denúncias e evidências do maior escândalo de corrupção do mundo. Que não fique pedra sobre pedra, o Brasil merece essa faxina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa