terça-feira, 1 de setembro de 2015

Novilíngua

Na novilíngua da "esquerda" brasileira - o que quer que isso signifique - inventada e normatizada pelos inteligentinhos de plantão (obrigado, Pondé) e pela Academia, que vive da autoreferência elogiosa e da publicação de compilações e plágios de pesquisas dos outros, as palavras acabam por adquir significados estranhos, difíceis de os simples mortais entenderem.

Para tornar essa novilíngua acessível a todos é necessário que se compile - que verbo! - um dicionário. Aqui vão algumas contribuições:

violência - aquilo que antigamente se chamava crime, assalto, estupro, assassinato. Hoje tudo isso é designado sob o termo mais genérico "violência", que não resolve o problema, mas torna a descrição mais palatável. Além disso, por ser mais genérico, o termo violência pode facilmente ser invertido e atribuído à polícia, ou às elites, o que é um ganho demagógico muito grande.

infrator - criminoso é palavra muito forte e que estigmatiza as pessoas. Deve ser substituída por infrator, o que equipara um assalto à mão armada ao ato de estacionar em local proibido. Se o criminoso, oops, infrator, for menor de 18 anos, então é que se tem que tomar maiores cuidados para não estigmatizá-los. É um trauma psicológico muito forte para o qual esses menores não estão preparados.

menor infrator - bandido que frequenta o imaginário da Academia, provavelmente substituindo o mito do bom selvagem de Rousseau. É um adulto de 16, 17, ou mesmo 18 anos incompletos, que pode cometer as maiores barbaridades e permanece inimputável.

malfeito - corrupção quando é perpetrada pelos cumpanheiros chama-se malfeito. Roubalheira e maracutaia seria se tivesse sido cometida pela oposição. A novilingua petista incorporou um conceito muito caro às elites e oligarquias dos tempos da ditadura militar. O conceito foi definido pelo prócer dessas oligarquias, Antonio Carlos Magalhães: "para os amigos, tudo; para os adversários, a Lei". Com isso podemos dizer que finalmente o PT chegou lá.

base aliada - conjunto de políticos venais da pior espécie, que não estão nem aí para o país que sugam, são regiamente pagos por nós, os babacas,  e só pensam em como fazer para tirar mais alguma vantagem da carcaça pública. São literalmente comprados com cargos e com dinheiro vivo mesmo, para não atrapalharem os planos do partido governante que quer ficar eternamente no poder.

governabilidade - capacidade de fazer conchavos espúrios visando a salvaguarda de interesses mesquinhos e pessoais. fingindo atuar em nome de um governo republicano legítimo. Em geral a governabilidade é garantida com pixulecos (ver abaixo).

golpe - qualquer atitude ou manifestação de desagrado com os rumos que toma a economia e a moralidade pública sob o regime do PT. Quando são eles que se manifestam, aí se chama "exercício da democracia".

pixuleco - "modesta" contribuição financeira dada ao PT e partidos aliados por empresas contumazes no desvio de verbas de estatais. Além de beneficiar os partidos, beneficiaram também os membros dessas organizações. Em outros tempos isso se chamava propina, suborno, corrupção.

mandioca - a maior conquista do Brasil!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa