segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Agora vai!

Uma boa notícia, apesar de vergonhosa para a nação brasileira. O Departamento de Justiça americano e a SEC (Securities Exchange Commission) equivalente à nossa CVM (Comissão de Valores Mobiliários) vaõ investigar a Petrobras.
O objetivo é saber se houve desrespeito às leis americanas anti-corrupção. Agora danou-se!
Ninguém duvida que as investigações norte-americanas serão sérias e rápidas. Vão acabar as investigações, julgar e aplicar as penas, enquanto aqui o processo ainda estará se arrastando pelos desvãos do nosso sistema judiciário, tão zeloso da ampla defesa de bandidos e tão pouco vinculado à defesa dos bens maiores de toda a nação.
Aqui tudo é privatizado, até a Justiça. O melhor exemplo são os políticos condenados no mensalão já estarem todos em casa, enquanto Marcos Valério, mero operador do sistema,  seguir cumprindo os seus 40 anos de reclusão. Outro exemplo vergonhoso é o fato de a OAB ter negado a Joaquim Barbosa o exercício da advocacia, enquanro permite ao condenado José Dirceu exercê-la em plenitude.
Por isso, apesar dos esforços da Polícia Federal, o processo do petrolão tende a se arrastar indefinidamente no Supremo ou fora dele. Com foro privilegiado ou não.
Só que lá nos States, a coisa é bem diferente. Não tem essa de foro privilegiado e bandido não tem tratamento VIP. Respeita-se a defesa, mas não se arreda pé de aplicar aos condenados o que a lei determina.
Vai ser uma grande vergonha pro Brasil quando a lei americana mandar prender gente que aqui ainda estará usufruindo das benesses do poder. Até nisso o PT conseguiu o que ninguém-antes-na-história-desse-país havia conseguido. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa