domingo, 9 de novembro de 2014

O Custo-Dilma

Todos sabem o que é o custo-Brasil. É aquele gerado pela ineficiência, pela baixa produtividade, pela falta de infraestrutura adequada, pela pesada carga tributária e pela excessiva burocracia, sem falar na corrupção. Tudo isso faz com que nossos produtos sejam mais caros lá fora do que o de concorrentes. Essa é uma das razões pelas quais somos um anão exportador e o mundo só se interesse pelas nossas "commodities", ou seja, pela matéria prima com baixo valor agregado.
Isso é um fato histórico e um problema crônico da nossa economia, cuja solução exigirá uma postura e autoridade de estadista, pois as correções vão mexer com interesses particulares e só quem tiver respaldo político, além de visão moderna de mundo, conseguirá levar adiante as reformas necessárias para corrigi-lo.
Agora porém, além do custo-Brasil tradicional e já conhecido, agrega-se um custo novo, que eu chamaria custo-Dilma, pois esse item é derivado da incompetência arrogante e das decisões equivocadas da governanta, nesses últimos quatro anos, que podem virar oito.
O custo-Dilma é consequência direta da "contabilidade criativa", dos subsídios seletivos e da inflação fora da meta. Tudo isso provoca um encarecimento adicional ao produto brasileiro. Por isso, não é de espantar que a balança comercial tenha tido deficits atrás de deficits (e não só por conta do petróleio). O descontrole da economia, o crescimento zero, o investimento baixíssimo, a falta de credibilidade, a taxa de juros elevada e os preços administrados para não deixar a inflação disparar, tudo isso junto e misturado é um coquetel molotov para a competitividade brasileira.
Daqui para frente, a situação tende a piorar porque a governanta, cada vez mais convicta de seus "acertos" e agora ungida com o voto popular, dificilmente fará uma correção de rumo. Portanto o custo-Dilma veio para ficar mais alguns anos conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa