sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Lula, tire a mão do meu bolso!

Lula diz que o ponto mais importante da reforma política será o financiamento público de campanha. Prestemos atenção! Parafraseando o ex-embaixador Juracy Magalhães, digo que o que é bom para Lula e seu partido, é ruim para o Brasil.
Logo, se Lula acha importantísimo o financiamento público de campanha, convém analisarmos cuidadosamente o que vem a ser isso e onde eles querem chegar. Aliás, me corrijo; onde eles querem chegar já sabemos: é ao pote de ouro, ao saco sem fundo dos dinheiros públicos, ao erário, aos cofres da nação. Isso já está demonstrado pelo fatos passados e presentes. O que ainda não ficou claro é como querem chegar ao ouro de um modo que ainda não é conhecido, nem rastreado pela Polícia Federal.
Claro está que não dá mais para repetir o esquema da Petrobras, nem o das agências de publicidade, pois ambos estão desmascarados. É preciso criar um novo mecanismo.
Essa história do financiamento público de campanha é o novo golpe que querem nos aplicar.
Por que cargas d'água a população brasileira é quem vai ter que pagar a conta das campanhas eleitorais? Já não chegam os fundos partidários? Quem quiser se candidatar que assuma o risco, faça as dívidas e as pague depois.
Se o objetivo é impedir as doações de empresas, sob o pretexto de diminuir a influência do poder econômico na política, que se proíbam essas doações, se for o caso, o que é discutível, mas não transfiram esse ônus para as costas do cidadão.
Além disso, quem garante que as empresas não continuarão "doando" para o caixa dois como já fazem hoje? Certos partidos, ou organizações criminosas como bem disse o Sen. Aécio Neves,  receberão duas "doações": uma, do nosso suado dinheirinho dos impostos, outra do caixa das empresas que, por sua vez, já terão sangrado os cofres públicos como de hábito.
Se é para mudar o modo como as campanhas são financiadas, o que se deveria fazer é acabar de vez com qualquer financiamento público, ou seja, extinguir também o Fundo Partidário. Cada partido que viva e sobreviva com as doações e contribuições de seus afiliados, ou seja, de quem o apoia e acredita nele. Os demais cidadãos nada tem com isso. Portanto, senhor Lula e senhores políticos: Tirem a mão do meu bolso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa