domingo, 20 de novembro de 2016

A ira do povo

O povo invadiu a Casa do Povo, na semana passada; A grande imprensa, capitaneada pela Folha, trouxe vários artigos, em que se destacavam o "pedido de intervenção militar"! 

Para começar não foi bem assim. Os manifestantes gritaram palavras de apoio ao juiz Sérgio Moro e às 10 medidas contra a corrupção, cantaram o hino nacional, repetiram que a cor da nossa bandeira "jamais será vermelha". 
Eu não vi, mas se houve pedido de intervenção militar, ele foi discreto. Entretanto, isso é que é a manchete de todos os artigos, que comentam, e condenam obviamente, a  tal manifestação. Por quê o espanto?

Ninguém devia se espantar se um grupo de cidadãos, cansados de ser espoliados ano após ano por bandidos encastelados no poder, quando sente uma esperança de que as coisas vão mudar e percebe que essa esperança pode ser frustrada pelos mesmos bandidos, resolve então agir por conta própria e pedir auxílio. Pedir auxílio a quem mais senão aos militares? 

Ao Ministério Público que está sendo também ameaçado? Aos juízes de primeira instância que serão as vítimas, caso passem essas leis espúrias? Ao executivo que não apoia oficialmente, mas assiste feliz a esse espetáculo deprimente de auto-anistia? Ao Supremo, que não se move e permite que continue ameaçando as instituições um personagem tão daninho quanto Renan Calheiros? A quem o povo vai pedir auxílio? Aos bispos da CNBB?

Só resta ao povo, amotinar-se nas ruas, nas praças, invadir o Congresso e dar voz de prisão aos bandidos que ali se refugiam, ou pedir o auxílio da única esperança que lhe resta: o Exército Brasileiro! O povo, ao contrário do que dizem os "inteligentes", confia nas Forças Armadas. Considera-as leais, honestas e patrióticas. Nunca se decepcionou com elas! 

Não estou defendendo a ditadura militar, nem nenhuma outra, mas fazendo, pura e simplesmente, uma constatação. Na hora em que tudo falha, o povo apela às Forças Armadas. Foi assim em 64. O povo saiu às ruas pedindo a intervenção militar.  Isso não quer dizer que o povo prefira a ditadura. Isso quer dizer que a classe política falhou em oferecer soluções à nação. 
Ainda é tempo de esses políticos reverem suas posições e se submeterem à Justiça, aqueles que devem. Se insistirem em salvar a si próprios às custas de manobras espúrias, a ira do povo pode se extravazar e aí, como um dique rompido, não haverá quem controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa