sábado, 12 de novembro de 2016

Desde que o mundo é mundo

Já se disse que a civilização se move por espasmos de contrações e relaxamento. O movimento é pendular, sístole e diástole, ora mais liberal, ora mais conservador, ora mais à direita, ora mais à esquerda. Não se acha um ponto de equilbrio.´
O momento agora ainda é de diástole, distensão, mas já se observam os sinais da sístole que virá em seguida. A distensão permitiu a formação da União Europeia, a dissipação do medo da Guerra Fria, a globalização. O movimento de sístole, entretanto, já se anuncia pelo Brexit, pela ascensão do Trump nos Estados Unidos e por outros sinais menos evidentes.

Não adianta reclamar. Esses movimentos se alternam desde que o mundo é mundo. À grande sístole que foi a Idade Média, seguiu-se a diástole do Renascimento. Em seguida, a sístole da Contra-Reforma e da Inquisição foi sucedida pela diástole do Iluminismo. E por aí viemos dar no século XX, que começou com uma grande sístole e terminou nessa diástole cujo fim estamos espreitando.

O que virá? Não sabemos, mas podemos intuir que será um movimento contrário ao que vimos até agora. Provavelmente os nacionalismos voltarão a imperar em lugar da globalização. A desconfiança em relação ao vizinho prevalecerá em lugar da abertura e da convivência. Esse movimento pendular significa que fomos demasiado em direção à abertura e agora o movimento de recuo pode nos impulsionar demasiado na direção oposta.

É o que os orientais chamam de forças Yin e Yang. Cedo ou tarde, porém, uma nova distensão vai ocorrer, mas por agora não adianta espernear. Desde que o mundo é mundo esses ciclos se alternam em uma pulsação viva e inelutável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa