quinta-feira, 10 de novembro de 2016

E agora, Tio Sam?

A vitória do Donald, na terra do Mickey, não é (só) uma piada. Essa vitória transmite um recado que está sendo dado não só pelo americano médio, mas pelo europeu médio, pelo brasileiro médio, etc., às classes até então dirigentes da política. É o recado do "cansei".
Cansei de pagar impostos e não ter retorno proporcional. Cansei das crises econômicas, provocadas por grandes corporações que, quando lucram, lucram privadamente e quando têm prejuízo, dividem esse prejuízo com toda a população. Cansei das promessas vazias. Cansei do jogo de cartas marcadas. Cansei das mentiras. Cansei de ser feito de trouxa.

Esse recado está muito claro a toda a classe política. O Brexit foi um pouco disso. A ascensão de radicais, como Marie Le Pen na França, é outro caso.  Na Grécia, o partido neo-nazista já é o segundo maior do país. Aqui no Brasil vimos a mesma coisa, pelo índice de abstenção récorde nas últimas eleições. O não-político está ganhando em toda parte. Seja João Dória, ou o bispo Crivella, ou Alexandre Kalil; ou seja Trump. Já que alguém têm que ser eleito, eleja-se um não-político, ou alguém que não faça parte dessa geléia geral que se vê por aí.
Esse desencanto com a classe política, por culpa dela mesma, é muito perigoso, porque o desencanto não é só com a classe política. O desencanto é com a democracia!
Afinal, perguntam-se os eleitores, de que vale votar em alguém, se nada muda? Se os que conduzem as questões principais do mundo não perguntam nada aos eleitores e fazem seu jogo, sua briga de cachorro grande, indiferente à sorte das pessoas?

A crise de 2008 deixou isso bem claro. Um país, a Islândia, tomou a decisão correta: deixa quebrar! O governo não vai salvar banco nenhum! Deixa quebrar! E, coincidência ou não, a  Islândia saiu rapidamente fortalecida da crise, enquanto resto da Europa ainda patina. Os Estados Unidos, do Lehman Brothers, também ainda patinam e os cidadãos deram o troco aos políticos dessa vez. As pessoas querem menos mimimi, menos interferência do Estado na vida delas. As pessoas não querem que o Estado decida se gays podem ou não se casar, se uma mãe pode ou não abortar um feto anencéfalo, se um pai pode ou não dar uma palmada no filho, se um adulto consciente pode ou não usar drogas. As pessoas querem é que o Estado lhes garanta a segurança, justiça, condições de trabalho e escola para os filhos e que consigam pagar suas contas no final do mês. As pessoas querem viver as suas vidas em paz. Só isso! Será que é pedir muito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa