quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Um país em desmanche

O Brasil está se desmanchando em frente aos nossos olhos! É a falência do Rio, é o estado de calamidade financeira do Rio Grande do Sul, são os demais estados que daqui a pouco vão engrossar a fila da mendicância, é o próprio governo federal que sequer consegue aprovar um plano de emergência, é o Congresso que funciona como um covil de bandidos e que, diante de todo esse caos só age para tentar se safar, é o STF que não cumpre seu papel de fazer justiça e trancafiar os criminosos com foro privilegiado.

É claro que sempre há gente que vai dizer que está tudo normal e que as instituições estão funcionando! Uma ova! Qual instituição está funcionando regularmente e cumprindo seu papel? A maior parte delas está infestada de gente que, ou é corrupta, ou não quer saber de nada que não seja o seu mesquinho interesse individual. É desalentador e, ao mesmo tempo, era absolutamente previsível! O crime organizado planejou isso e colocou em prática o seu plano, que era e ainda é o de infiltra-se cada vez mais nas instituições do Estado e de lá controlar as coisas a seu favor. 

É o que faz o crime organizado em qualquer lugar do mundo. O que não estava previsto e só acontece aqui, é que o crime organizado encontrou um forte aliado já alojado dentro da estrutura de poder e que com ele se aliou. Muito fácil para as duas partes.

É irônico saber que o PCC e o Comando Vermelho se originaram dentro das prisões, na época da ditadura militar, pelo contato dos presos políticos com os presos comuns do tráfico, do crime, até então, desorganizado. Os traficantes aprenderam táticas e estratégias com os "guerrilheiros" e se organizaram a partir daí, surgindo depois na cena urbana como PCC e Comando Vermelho, que, entretanto, em função do seu "ramo de negócios" permaneceram na clandestinidade, embora apoiando e recebendo apoio de alguns agentes políticos. 

Do lado, o da estrutura formal do Estado, outra ponta do crime organizado (as empreiteiras) que também já atuava manipulando agentes públicos, de repente, se viu no paraíso. Não era mais questão de corromper indivíduos. A corrupção passou a ser um fenômeno de linha de montagem, de produção em massa, gerenciável, planejável. Dava até para calcular a taxa de investimento versus o retorno, o "pay back". E com risco zero, até que surgiu um Juiz, com letra maiúscula. Esse homem, esse herói nacional, fez um benefício ao país maior do que qualquer pessoa tenha feito desde que Cabral, o primeiro, chegou aqui.

O país está se desmanchando, ou pelo menos, aquilo que nos parecia ser o país, mas que era só fachada. Mas há uma ponta de esperança, se os inimigos da pátria não conseguirem fazer tudo virar uma pizza mais uma vez. É agora o momento mais perigoso. Podemos ganhar ou perder tudo o que foi feito até agora para extirpar esse câncer. É agora que temos que ficar atentos e nos mobilizar ainda mais nas ruas e nas redes para que a vontade do povo prevaleça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa