quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A grande doença do Brasil

Há momentos em que dá vontade de desistir desse país. O que se está a fazer contra a população brasileira por meio desse demagógico programa "Mais Médicos", com a importação de médicos cubanos para trabalho similar ao de trabalho escravo e sem a devida qualificação profissional é um dos maiores absurdos que esse malfadado governo petista já cometeu.
Decidido unilateralmente, sem discutir com a sociedade, sem ouvir as associações de classe, o governo impõe a sua vontade, desrespeita as leis criando regras de exceção, tudo isso para satisfazer um compromisso ideológico: ajudar o governo cubano a realocar essa mão-de-obra e ainda receber uns trocados. 
O problema da saúde no Brasil é antigo e não é só a falta de médicos a sua causa. Faltam médicos no interior, sim. O que um governo honesto deveria fazer é um programa de interiorização que estimulasse os profissionais de saúde (e não somente os médicos) a migrar para esses locais, além de obviamente cuidar de outros aspectos da saúde, principalmente o saneamento básico (água tratada e esgotos). Se não conseguimos sequer extirpar a dengue e a leishmaniose nem mesmo nos grandes centros urbanos, sem falar na febre amarela, na malária e na doença de Chagas, endêmicas em largas áreas do país, o que um médico sozinho vai fazer em um grotão?
O problema da saúde no Brasil está relacionado com todos os nossos  demais problemas e deriva da falta de compromisso dos homens públicos com o bem estar da população que os elege e que, supostamente representam. Está relacionado com a incúria administrativa e obviamente com a corrupção também endêmica e o desvio de recursos do Estado para os bolsos particulares. Essa é a grande doença do Brasil.
Sem resolvermos esses problemas, podemos importar médicos, curandeiros, xamãs, o escambau, que  a saúde do nosso povo continuará de mal a pior.
A fórmula mágica para a demagogia petista é simples; inventa-se um programa qualquer  e dá-se-lhe um nome de apelo popular e o problema está resolvido. Agora é o "Mais Médicos", mas o Mercadante já anuncia o "Mais Professores". E por aí vai.
Se era assim tão simples, por que o governo maravilhoso do PT esperou 10 anos para começar a resolver os problemas básicos do país?

Um comentário:

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa