domingo, 12 de outubro de 2014

Círculo virtuoso

Ouvir o depoimento do Sr. Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, dá para ficar estarrecido. Não como a Dilma que dise ter ficado estarrecida com o vazamento do depoimento, mas com as coisas que ele confessa e a candura com que revela que tudo o que ali se passava era, sim, de conhecimento de TODA a diretoria.
O Sr. Paulo Roberto, sozinho, está devolvendo mais de 23 milhões de dólares recebidos como propina. E, diz ele, todas as demais diretorias tinham o seu "esquema". Isso que ele devolve representa "apenas" 0,7% (70% de 1%) da propina, pois 0,3% era do doleiro e os restantes 2% eram dos partidos, PP, PMDB e PT.
As empresas corruptoras eram 15 e formavam um cartel, decidindo quem iria ganhar ou perder as licitações e por qual preço. Entre elas, estão, segundo esse ex-diretor, a Camargo Corrêa, Mendes Júnior, Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, etc., etc.
É absolutamente necessário que se faça alguma coisa não somente com relação aos corruptos, mas principalmente para extirpar esse câncer corruptor de nosso meio. Senão, trocam-se os corruptos, mas quem corrompe continuará sua "prospecção" de novas oportunidades, confiantes no caráter duvidoso da natureza humana, na característica impessoal do bem público, na fraqueza das instituições.
Tal como a punição de alguns mensaleiros que foram sentenciados a mais de 20 anos de cadeia, serviu de alerta para os atuais delatores, a punição exemplar dessas empresas, no ponto em que mais lhes dói, serviria de exemplo para que outras não se aventurassem mais tão tranquilamente por esses descaminhos.
A punição às empresas (depois de devidamente julgadas e condenadas) deveria começar por baní-las definitivamente de participar em licitações públicas. Alguém pode pensar que a Petrobras ficaria sem fornecedores de serviços. Pois que fique! Contrate-se empresas estrangeiras, se no Brasil não houver uma empresa idônea para celebrar contratos com a Petrobras!
É preciso dar um sinal forte. O novo governo, presidido por Aécio Neves da Cunha, tem que iniciar dando esse sinal. Só assim poderemos deixar esse ciclo maldito e ingressarmos em um círculo virtuoso. Uma coisa puxa a outra e o Brasil merece essa chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa