segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Psicanálise partidária

Uma característica comum a toda a esquerda que chegou ao poder é a necessidade da manipulação da informação. Para eles não basta o domínio físico dos seus concidadãos, não basta a hegemonia do poder político mantido à força, não basta o extermínio das pessoas que fazem oposição. Eles querem mais, querem os corações e as mentes, daí decorre a necessidade de manipular a informação, manipular a verdade, manipular a história, e criar um mundo artificial, um "paraíso" fictício apresentado na tevê como se fosse o mundo real.
Essa faceta vem sendo usada, cada vez mais, pelo partido que chegou ao poder no Brasil há 12 anos. No princípio fizeram prevalecer a versão "light", a versão "paz e amor do lulinha". Depois, à medida que as lambanças iam aparecendo, a versão "paz e amor" foi sendo substituída pela versão indignada e agora prevalece a versão "raivosa". Foi com raiva, foi com ódio, que se fez a campanha de desconstrução da Marina. A estridência com tentam opor no Brasil, ricos contra pobres, negros e mulatos contra brancos, nordestinos contra sulistas, gays contra heterossexuais, é uma novidade em um país que (apesar dos problemas, da desigualdade e do preconceito históricos) sabia conviver bem entre si. Esse ódio de brasileiro contra brasileiro, essa dicotomia, essa polarização são novidades na vida política do país e foram cultivadas com esmero pelo PT, como se isso fosse trazer a solução dos tais problemas e não agravá-los pelo acréscimo de um problema novo.
O PT não admite a alternância no poder, mas pior que isso, o PT teme a perda do poder, talvez por já antecipar que quando deixar o poder será julgado pelos seus crimes e desmandos. E, para se manter lá, como não dispõe de força militar (se dispusesse, ai de nós...), vai apelar para tudo, vai apelar ao diabo, ao mesmo tempo acusando os outros de fazerem exatamente o que o PT estará fazendo.
O caso merece uma psicanálise. Quando o PT diz que a imprensa é controlada pelas elites, o que eles querem dizer é que o PT tem vontade e intenção de controlar a mídia. Quando acusam os adversários de darem "golpe", querem dizer que eles gostriam de dar um golpe, se pudessem. Quando dizem que a classe média é uma abominação violenta, querem dizer que o PT é uma abominação violenta.
Não é à toa que o PT é o campeão do ato falho. Dona Dilma, por exemplo, recentemente em comício em Duque de Caxias, disse que o Brasil tem que"ter compromisso com aqueles que desviam dinheiro público". 
Melhor que tudo isso é entretanto a frase lapidar do Zé Dirceu: "estou cada vez mais convencido da minha inocência". Falou e disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa