domingo, 25 de junho de 2017

Bundas novas

Qual é a solução para o Brasil hoje? Tenho me perguntado isso e não estou encontrando resposta.

A atual classe política, viciada, corrupta, é que vai fazer as reformas que são necessárias? Não estou falando da reforma trabalhista, nem da reforma da previdência, que são necessárias, mas secundárias, diante da importância maior da grande reforma, necessária e urgente, que é a reconstrução do Estado Brasileiro! Sem isso, qualquer outra coisa está fadada a, mais cedo ou mais tarde, nos conduzir a novas crises.

O modelo patrimonialista do Estado nos levou a essa catástrofe. Não podemos permitir que isso se repita. Não podemos aceitar que o Estado Brasileiro seja entregue nas mãos de grupos privados, enquanto o conjunto da sociedade, os financia, mediante impostos que não retornam em benefício algum.

Mas, se não for a classe política, quem é que vai conduzir esse processo? O executivo já está descartado por razões óbvias, até porque é a vertente mais perigosa da classe política, em função do poder que concentra. Seria então o poder Judiciário? Não me parece adequado, nem sequer possível.

A conclusão, a que se chega, é que não temos instituições preparadas para uma situação como essa. Fôssemos uma monarquia parlamentar teríamos a figura do monarca pairando acima dessa sujeira, dissolvendo o parlamento e convocando novas eleições, não só para formar um novo governo, mas até mesmo para elaborar uma nova Constituição.

Mas, se fôssemos uma monarquia parlamentar, provavelmente não teríamos chegado ao ponto a que chegamos... Porém, não adianta sonhar. Temos é que enfrentar a nossa dura realidade: não há, no horizonte político, uma solução à vista. E então? Como ficamos? Vamos continuar a arrastar essa crise até quando?

Alguém tem a ilusão de que em 2018 tudo vai se resolver com uma nova eleição, nos mesmos moldes de tudo o que já foi feito? Com a mesma divisão de poder e a mesma repartição do Estado? Mudaremos apenas as bundas nas cadeiras, mas os velhos métodos vão prevalecer?

Hoje sabemos que se, ao invés da Dilma, tivéssemos eleito o Aécio em 2014, estaríamos na mesma, ou até mesmo em uma pior situação. Portanto, não será elegendo um novo corrupto, efetivo ou em potencial, em 2018, que solucionaremos a questão.

É nesse horizonte escuro e enfumaçado que muita gente vê como solução a intervenção das Forças Armadas.  Elas tomariam as rédeas e conduziriam o país a uma refundação! Em tese, até poderia ser, mas quem é que garante que as Forças Armadas vão se comportar direitinho assim? Quem é que as controlará?

Não está fácil ser brasileiro hoje em dia. Mas, uma coisa é certa, precisamos mudar o país e as instituições já.  O sistema de privilégios e castas precisa ser abolido. O poder tem que realmente provir do conjunto dos cidadãos. O Brasil precisa se transformar urgentemente numa democracia, antes que se torne uma anarquia generalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa