segunda-feira, 26 de junho de 2017

Temer: herança maldita

O americanos chamam de pato manco ("lame duck") ao presidente em final de exercício de mandato, quando já não manda nada; e nem os garçons lhe servem mais um cafezinho.

E o que é Michel Temer nessa altura do mandato senão um grande, enorme, exuberante, pato manco? O mandato ainda não está no fim. Ou está? Ninguém sabe, mas em qualquer circunstância, Michel Temer já não manda nada.
Michel Temer agora é um refém da Câmara. Dela agora depende o seu futuro, o seu foro privilegiado e seu próprio mandato. Que vai sangrá-lo até obter todo o butim ainda possível de ser obtido.

Após a denúncia de Janot, o governo Temer acabou. O que veremos daqui pra frente é um país em frangalhos, sofrendo, ansiando por uma liderança impossível, e tendo que assistir o tempo passar, até que 2018 chegue com suas novas, e mesmo assim, parcas, esperanças. E Michel Temer não terá a grandeza de renunciar. Jamais! Vai lutar com unhas e dentes para continuar sentado naquela cadeira, que o afasta de Sérgio Moro. E que se dane o país!

Temer jamais foi um gigante no espectro político. Ao contrário, sempre foi um anão. Sempre foi um homem de conchavos, de conversinha, de acertos de bastidores. Foi jogado ao proscênio da política, pelo PT, que precisava cooptar o PMDB para fazer as falcatruas que fez. Temer é a herança maldita do PT. Não podemos esperar agora, que esse anão político tenha um gesto de grandeza.

Temer foi um acidente de percurso. Em nenhuma outra circunstância, chegaria à presidência da República e sequer ao Senado. A Câmara é o seu habitat. A acomodação dos interesses do quadro partidário a sua força. Fora isso, não existiria o político Michel Temer. Mas, também não passa disso e só chegou à presidência pelas artes, ou melhor, pelas bruxarias do dono e senhor absoluto do PT. A vida política de Michel Temer está no fim. Vamos ver quanto tempo dura um pato manco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa