quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Sem resposta, Lula?

Meu Deus, por quê Lula, a alma viva mais honesta do país, está com medo de depor? Sendo a pessoa honesta que é, não deve ter nada a temer; uma pessoa honesta não cai em contradição, porque não há contradição na verdade. A verdade é uma só. A mentira é que tem muitas caras.

Lula está sob suspeita, injustamente como disse a presidenta, de muitas relações mal explicadas. O seu depoimento seria uma excelente oportunidade de bem explicar essas coisas e tirar de vez a dúvida de nossas cabeças! Por quê ele não o faz? Por quê se recusa a apresentar ao povo brasileiro, aos seus eleitores ao menos, as justificativas que demonstrariam a alma pura e honesta que ele é? Lula quer que a gente continue suspeitando dele? Quer que a gente continue a lhe fazer essa tremenda injustiça? Não pode ser.

Ou ele pensa que não tem que dar satisfações a ninguém, nem aos seus correligionários, nem aos que ainda acreditam no PT? 
Isso não se faz, Lula! O Pt precisa de você! O PT não tem mais ninguém, nos seus quadros, que tenha alguma relevância política. A sobrevivência do PT depende da sua sobrevivência política, Lula! Você sempre foi o mascote e o símbolo do partido. Mesmo que tenha sido um símbolo falso, um mito estrategicamente construído, o PT se espelha nesse mito, o do operário iletrado, pobre e honesto, que chega ao cargo máximo da nação.

Hoje sabemos que sua trajetória foi bem diferente: passou pelos conchavos secretos, regados a uísque e estabelecidos na mesa patronal na FIESP; passou, talvez, por algumas delações de companheiros aos militares (como relatou o delegado Romeu Tuma Filho), passou também por algumas mortes, como a de Celso Daniel (8 cadáveres) e as da Bancoop (3 cadáveres), que nunca foram bem explicadas. Mas o mito sobreviveu a tudo isso. Isso é dificíl para o povão entender e tudo fica parecendo fofoca de comadres. Mas o triplex e o apartamento no Guarujá todo mundo entende e eles estão lá, de pé, não podem ser retirados de cena, não podem ser assassinados. 

A única coisa que Lula pode fazer para salvar a si mesmo e ao seu mito político da perda da virgindade no quesito honestidade é apresentar explicações aceitáveis, claras e cabais, para esses dois imóveis suspeitos. Fugir do depoimento não vai ajudar em nada nesse ponto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa