quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Alquimias Econômicas

Delfim, que não é santo, nem bobo, e velho conhecedor da manipulação de dados econômicos, mandou ontem um duro recado à equipe econômica do governo Dilma. Em sua coluna no jornal "Valor Econômico" disse Delfim: 
"A recente 'quadrangulação' para cumprir o superavit primário foi uma deplorável operação de alquimia. A repetição desses 'truques contábeis' está construindo uma incestuosa relação entre o Tesouro Nacional, a Petrobrás, o BNDES, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Trata-se de uma sucessão de 'espertezas' capazes de destruir o esforço de transparência que culminou na magnífica Lei de Responsabilidade Fiscal..."
Quem está falando é aquele que, até pouco tempo, era o conselheiro do guru-mor. Só que nessa área o guru era esperto o suficiente para não fazer besteira e deixou tudo por conta do "Palóffi" e do Meirelles.
Infelizmente, esse não é o caso da gerentona, que se julga a dona da verdade, especialmente na área econômica em que ela pensa que toca bem o apito. Por isso vai, aos trambolhos, misturando as coisas e fazendo uma total bagunça no nosso "ambiente" econômico, espantando uns, acariciando outros e o resultado até agora foi o que se viu, ou melhor, o que não se viu: o pífio crescimento da economia.
O pior, destacado por Delfim, é a perda da confiança. O Brasil já tem uma história negativa, com um passado de total desorganização econômica e há relativamente muito pouco tempo conseguimos superar essas mazelas subdesenvolvidas. O governo do PT tem feito de tudo para destruir essas conquistas. Acabou com o papel mal-começado das agências reguladoras, destruiu a reputação do Banco do Brasil e da Petrobrás, superdesvalorizou a nossa moeda, atravancou o balanço comercial, e está agora avacalhando com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a confiança nos índices econômicos. Parece que a presidanta tem uma vocação inabalável para copiar a Cristina Kirchner em tudo que a louca de Buenos Aires faz.
Com disse o Delfim: tem que tomar cuidado com a fumaça, senão "vai acabar matando os próprios alquimistas pela inalação dos gases venenosos que, todos sabemos, elas mesmas emitem..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa