terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tragédia brasileira II

A tragédia do momento é essa de Santa Maria, que nos espanta, que nos comove, que nos indigna. Mas não é a primeira, nem a única, infelizmente. Todos os dias ocorrem pequenas tragédias às quais nem damos mais importância. São as filas nos hospitais, são hospitais sem recursos, são médicos sem condições de exercer com dignidade e proficiência a sua função. Outras tragédias também acontecem por todos os cantos das grandes e agora também das médias e das pequenas cidades, com os roubos, os assaltos e os assassinatos de pacatos cidadãos que só estavam no lugar errado, na hora errada. E o lugar errado pode ser qualquer um, até dentro de casa, assim como a hora errada pode ser qualquer uma das vinte e quatro, não há o que escolher.
Mas a maior, a mais definitiva, a mãe-de-todas-as-tragédias é ter a classe política que temos,  com raríssimas exceções, e esse governo incompetente e corrupto que destrói os país já por 10 anos. Essa é a causa de todas as outras tragédias. Quando a atividade política se aproximou das atividades criminosas e lhe copiou os métodos e os fins, a ponto de não mais se distinguir uma da outra, criaram-se as condições para tragédias como a de Santa Maria e para todas as demais.
Em contraponto a isso ficamos sabendo que em 2012 pagamos a estonteante quantia de 1 trilhão de reais em impostos! Escrito com algarismos, isso é 1.000.000.000.000,00! Nem a maioria das calculadoras tem essa quantidade de dígitos!
E o que recebemos em troca? Educação pública de alto nível para nossos filhos, um sistema de saúde impecável, aposentadorias de fazer inveja aos suecos, ruas limpas, estradas bem conservadas, cidades seguras, polícia eficiente... Por isso a nossa população está tão satisfeita e confere também récordes atrás de récordes de popularidade aos nossos governantes!
Ah, e quando um(a) presidente(a) verte umas lágrimas (sinceras ou não, eleitoreiras ou não) diante de uma tragédia, que ele/ela nada fez para que não acontecesse, fica todo mundo de boca aberta.
Podem dizer que a presidenta não tem nada a ver com uma boate no interior do Rio Grande do Sul, mas tem, todos os políticos têm, todos nós temos, enquanto não mudarmos o nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa