quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ineficência da PTBrás

D. Dilma aumentou o preço da gasolina, mas não nos explicou por que isso é necessário. Para ela que é economista seria fácil explicar, o que seria difícil é justificar. Vejamos: 

  1. A Petrobrás tem o monopólio da produção de gasolina e diesel no país. Teoricamente, quanto mais consumo houver desses produtos, mas dinheiro ganhará a empresa. Certo? Errado. No caso da Petrobrás, quanto mais ela vende mais perde. Apesar de ser uma empresa privada, com capital aberto, o sócio majoritário, o governo, obriga a empresa a vender gasolina e diesel fazendo prejuízo. A isso se chama subsídio. Isso significa que, se não fosse assim, o preço da gasolina estaria muito mais alto. E, significa também, que a Petrobrás tem uma estrutura de custos muito cara, porque, mesmo subsidiada, a gasolina aqui está entre as mais caras do mundo.
  2. A Petrobrás não consegue obter, com o refino de petróleo nacional, a quantidade de diesel e gasolina que consumimos no Brasil. Tem portanto que importar. Como a moeda brasileira perdeu 30% de valor em 2012 as importações ficaram 30% mais caras.
  3. A Petrobrás é o maior patrocinador de eventos de todos os tipos no país. Isso tudo custa muito dinheiro. Por quê a Petrobrás precisa patrocinar eventos? O que ela produz, ela vende, sem concorrência. Além disso, é o maior anunciante do país. Por quê precisa fazer anúncios? Para vender mais diesel e gasolina?
    Quando a Petrobrás patrocina e anuncia, quem paga a conta ao final somos nós, consumidores e contribuintes. Pagamos a conta duas vezes, uma quando compramos gasolina cara, outra quando o Tesouro nacional desembolsa para cobrir os rombos da estatal. E quem ganha com a publicidade e os patrocínios? Pergunta idiota, já sabemos que são os amigos do Rei, como sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa