sábado, 12 de janeiro de 2013

Qual é o Genoíno, o verdadeiro?


"O poder no Brasil protege os corruptos. A estrutura do poder público é corruptora. Em paralelo, a estrutura fiscalizadora favorece a impunidade. Mas se a corrupção, sua proteção e a impunidade se tornaram estruturais, há uma vontade explícita de manter intacta a estrutura corruptora. Essa vontade se manifesta de várias formas. A principal é a falta de iniciativa das autoridades constituídas. Outra ocorre pelo bloqueio das mudanças institucionais e legais que visam a ampliar e aperfeiçoar os instrumentos de combate à corrupção. No Congresso, medidas de combate à corrupção e mudanças moralizadoras da Lei Eleitoral foram sistematicamente derrotadas pela maioria governista, com o apoio de chefes dos poderes superiores.
A sociedade já percebeu que a corrupção estrutural está albergada na falta de vontade de mudar e de punir e na vontade explícita de proteger. A racionalidade do cidadão não consegue compreender o porquê e o como de tantos casos de corrupção não resultarem em nenhuma prisão dos principais envolvidos. E porque a razão não consegue compreender essa medonha impunidade, o cidadão sente-se desmoralizado. A corrupção assume a condição de normalidade da vida política do país. A degradação e a ineficiência do poder público atingiram tão elevado grau que não se pode mais acreditar que, apesar de lentas, as mudanças virão."

O texto acima, publicado em 29/04/2000 no "Estadão" e republicado por Augusto Nunes em seu blog, não foi de nenhum membro da imprensa golpista, direitista, neo-udenista ou moralista! O texto é de autoria de... José Genoíno! 
Sim, ele mesmo! O réu do Mensalão, recém condenado a 6 anos e 11 meses de reclusão que, na cara de pau, aceitou tomar posse a um mandato de deputado federal! 
Escreveu Genoíno: "O poder no Brasil protege os corruptos". Falou com conhecimento de causa, ou será que ainda era virgem naquela época? Não acredito. Ninguém passa a aceitar, em função das circunstâncias,  aquilo que seus valores não permitem. Se aceitou é porque antes, só lhe faltava, talvez, a oportunidade.
Genoíno falava então como quem sabia como as coisas funcionam e mesmo assim lutou para chegar lá, para chegar ao ponto de poder fazer exatamente aquilo que acusava seus adversários de fazerem.
O pior é que isso não foi caso isolado. Parece fazer parte da ideologia petista acusar os outros daquilo que fazem, ou fizeram, ou irão fazer. Quando são eles que fazem tudo é justificado, tudo é em nome de um "bem" maior. Ninguém rouba para si, mas para o partido. Como se o partido tivesse o direito de se apropriar dos bens públicos e privatizá-los.
Seria interessante confrontar o texto da época com as falas iradas de agora. O que mudou no país governado nesses longos 12 anos pelo partido do autor daquele texto? Em qual Genoíno devemos acreditar? 
Uma pista:O Genoíno de agora, quando xinga a imprensa, fala o que realmente pensa, embora esteja mentindo. O Genoíno do passado, falou o que não pensava, embora estivesse dizendo a verdade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa