quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Para começar 2013!

Ninguém duvida de que vivemos na era das maravilhas da informática. E uma das maravilhas é que as tecnologias se renovam a cada dia e se tornam mais e mais baratas e acessíveis a todos. Isso é muito bom, mas há um lado obscuro nessa história que, se não sabemos, temos que tomar consciência imediatamente. Um dos fatores que contribuem para o barateamento dos preços (embora não seja o único) é o trabalho infantil escravo! 

A India, por exemplo, é um gigante da informática e um dos países com a taxa de crescimento mais alta do mundo.
Mas, a India mantém um exercito de 60 milhões de crianças em trabalho escravo! Pasmem! Isso é notícia do Jornal India Tribune (vejam aqui).  No parlamento indiano há um projeto de lei que endurece as penalidades contra esse crime, mas não foi votado em 2012, porque os parlamentares não o consideram prioritário.
Essa população infantil escrava trabalha de 12 a 14 horas por dia, 7 dias por semana  e eles ainda  são submetidos a todo tipo de abuso inclusive sexuais. O mais impressionante é que grande parte dessas crianças são "vendidas" aos traficantes pelos próprios pais. Cerca de 450 mil denúncias foram feitas no ano passado, mas só 10% delas foram apuradas. E, recentemente, uma equipe de resgate chegou a ser atacada em Khureji (perto de Delhi) por uma multidão furiosa que conseguiu até retomar algumas das crianças salvas e reenviá-las para as "fábricas" locais.
E não é só na India! No Paquistão, Afganistão, China, há também trabalho escravo adulto e infantil. Calcula-se que há 215 milhões de crianças trabalhando em pedreiras, minas e fábricas em todo o mundo. Isso precisa parar. Antes mesmo de nos preocuparmos com as focas, ou com o aquecimento global, a humanidade tem que fazer um movimento político para pressionar esses países a eliminar esse trabalho escravo. Não podemos nos considerar civilizados se não o fizermos. Assine a petição aqui e divulgue por favor.

PS- Mande uma mensagem também à Sonia Gandhi , presidente do Partido do Congresso, o maior partido democrático do mundo. Sua página no facebook é Sonia Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa