segunda-feira, 7 de março de 2016

Tempo de murici

O teto do Itaquerão caiu! A usina de Pasadena pegou fogo! O mar não está pra peixe para dona Dilma e seu coroné, não! Pelo jeito, estão os dois numa sinuca de bico e não sabem qual é a saída, porque não tem saída para eles. A saída é o xilindró, a cadeia, a penitenciária!

É por isso que estão se abraçando! Os dois entraram juntos nessa lama e juntos vão se afogar nela. Pensavam eles que podiam fazer o que quisessem? Que podiam surrupiar uma nação inteira para satisfazer seu projetinho megalômano de poder? Pois bem, a vaca foi pro brejo. A nação se cansou deles, se enojou deles, se indignou com eles e está dizendo: Basta!

Para dona Dilma a ficha só começou a cair agora. Ela é lenta mesmo em absorver as coisas. Mas está cada vez mais isolada. Deve andar como uma alma penada, cambaleando pelos corredores do Alvorada à noite, falando sozinha. No dia seguinte, convoca uma reunião de emergência, com a meia dúzia de amarra-cachorros, que, se pudessem, já estariam correndo pra longe dali.
Reunião de emergência para quê? Vão resolver o quê? Alguém tem alguma ideia do que fazer? Melhor seria, que a aconselhassem - se tivessem coragem para tanto -  a largar o osso de uma vez e poupar a nação de mais 2 ou 3 meses de desgaste. O final da história já está escrito. É inevitável! Será o mesmo, agora ou daqui a 3 meses.
Só que a nação não mereceria ter que passar ainda por mais um trimestre de angústia e problemas.

Eu não acreditava jamais na hipótese da renúncia, mas agora começo a vislumbrar essa possibilidade.
Com a condução do seu chefe, sob vara, para depor, acho que ela mudou de ideia. Viu que com o juiz Sérgio Moro e o Ministério Público não se brinca. E o STF, que é quem a julgaria, está acuado pela opinião pública e pelos exemplos de coragem, honradez e patriotismo da força-tarefa da Lava Jato. A dona tremeu e correu para o colo do chefe, mas percebeu que o chefe está mais preocupado em tentar salvar a própria pele. Em tempo de murici, cada um cuida de si, diz o velho ditado.
Portanto, me parece que ela agora está só escolhendo o pretexto, o momento ou tentando negociar uma barganha que a livre de um grande processo caso abra mão dos 2 anos e meio de mandato. É mais ou menos como uma "renúncia premiada". A questão é: negociar com quem? Com o Congresso em pé de guerra? Com o Judiciário? Com a oposição?  Michel Temer poderia costurar um acordo que, em nome da governabilidade, blá, blá, blá, estaria formando um governo de transição e de união nacional para tirar o país da crise. E, nesse ponto, em troca de uma renúncia, haveria o prêmio de um processo menos pesado e/ou uma pena mais leve. Tudo é possível!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa