segunda-feira, 14 de março de 2016

Vácuo político

Dilma não tem importância alguma. Politicamente não tem importância alguma. A gente ainda fala dela porque ainda está sentada lá. E o cargo de presidente não é pouca coisa em um país de tradição fisiológica e paternalista, em que  "pudê" é a fonte e a razão de tudo. No dia em que deixar o cargo, será rapidamente esquecida, mais ainda que o gen. Figueiredo. Só não nos esqueceremos tão cedo do desastre a que ela nos levou.
Se vai ser presa ou não, se vai ser responsabilizada pelo desastre da Petrobras ou não, pouca importância terá para os brasileiros, que estarão empenhados em restabelecer as condições mínimas de prosperidade, que a nação precisa para as suas novas gerações.

Não é o caso de Lula. Ele tem, gostemos ou não, uma importância, no minimo simbólica, e seu indiciamento, julgamento e eventual prisão terá um efeito moral e político absolutamente necessário para o país. Diz o ditado que "quanto maior é o coqueiro, maior é o tombo". A finada estatura política de Lula prenuncia um tombo homérico, desses de abalar os alicerces. Prenuncia, junto, também o fim de um partido, que conseguiu alimentar algumas ilusões igualitárias em um país de extrema desigualdade social, mas que, por serem apenas ilusões e mentiras, - o que estava em jogo era só o poder - acabaram em grande decepção para milhares de pessoas.

O fiasco do PT jogou por terra a confiança geral das pessoas em qualquer partido. Estamos em um vácuo político perigoso. Nessas horas pode surgir um líder messiânico qualquer, que se aproveite do vácuo e da descrença e venha a seduzir o povo, conduzindo-nos a novo fiasco mais à frente. A história está cheia de casos assim.

Vamos ter que superar essas crises simultâneas (econômica, moral, política) com paciência e perseverança. Não podemos esperar milagres da noite pro dia, mas também não podemos desanimar. A maturidade do povo brasileiro está sendo testada em uma prova difícil, mas, pelo nosso histórico de superação de crises, tenho fé que chegaremos lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa