segunda-feira, 16 de maio de 2016

Cauby! Cauby!

Para a minha geração, que amava os Beatles e os Rolling Stones, Cauby Peixoto era um cantor brega. Sem preconceito: aqueles trejeitos, os lamês, a peruca, tudo nele lembrava uma época que estava terminando, e que talvez nem tenha existido direito no Brasil. Cauby era um grande "crooner"! Com uma voz poderosa, lembrava Frank Sinatra, com outro charme e outro estilo, claro. Nos anos 50, Cauby atraía multidões aos programas das rádios.  Por essa época a revista Times o elegeu o homem mais bonito do Brasil! Opinião que era compartilhada por suas milhares de fans, as chamadas "macacas de auditório" que, ou desmaiavam ou avançavam sobre ele e lhe rasgavam as roupas (já costuradas frouxamente de propósito).
E Cauby cristalizou essa imagem, como cristalizou os sucessos, sendo o maior deles, "Conceição".

Mas o que muita gente ignora é que Cauby foi o primeiro cantor de iê-iê-iê da jovem guarda. Quando Roberto Carlos era ainda um ilustre desconhecido, Cauby gravou, em 1957, o primeiro rock brasileiro, "Rock'n'Roll em Copacabana", de Luiz Gustavo. Em seguida, gravou "That's rock" composta por Carlos Imperial, música que interpretou também na chanchada "Minha sogra é da polícia".  O grupo musical que o acompanhava era The Sputniks, criado por Tim Maia, e renomeado por Carlos Imperial para The Snakes! Nas cenas do filme pode se ver o próprio Carlos Imperial, Erasmo Carlos e Roberto Carlos acompanhando Cauby.

Entretanto, Cauby passou longe da bossa nova, gênero intimista, que não exigia grandes performances vocais, ao contrário, privilegiava a voz suave, pequena, coloquial.
A partir daí, Cauby ficou fora de moda. Mas jamais saiu totalmente do cenário. Continuou, pelos anos afora, a cantar a sua Conceição, até que, em épocas mais recentes, recebeu composições de Caetano (Cauby, Cauby) e Chico (Bastidores).
Viveu uma vida digna e trabalhou até o fim. Sua última apresentação foi no dia 03 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa