terça-feira, 17 de maio de 2016

O legado petista

Em editorial de hoje, a Folha (vejam bem, a Folha!!!) chama a atenção para a herança maldita que o PT nos legou. Não são só os 130 bilhões das contas públicas! Há muito mais.
Há um rombo na Eletrobras que ainda não foi completamente quantificado e que gira entre 20 e 40 bilhões. E os fundos de pensão perderam 113 bilhões, conforme concluiu a CPI. Desses 113 bilhões, quase 7 bilhões foram diretamente atribuídos à corrupção!
É um espanto, mesmo para nós que já devíamos estar calejados de espantos.
Tudo somado já se chega ao rombo inimaginável de 260 a 280 bilhões, sem considerar ainda o que pode vir da caixa preta do BNDES,  da CEF e do Banco do Brasil, para ficar apenas nas principais estatais. A Petrobras também é um rombo à parte.
Tudo isso sequer é comentado pelos responsáveis. É como se não existisse. O que existe para eles é apenas a lenda de que resgataram não sei quantos milhares da pobreza. Apenas uma lenda, pois se houve resgate em algum momento (mais devido à expansão econômica mundial, do que a qualquer outra coisa), a irresponsabilidade e a venalidade dos governos petistas conduziram o país a um brutal retrocesso que, não só retornou os emergentes para um buraco mais fundo, como adicionou, a esses, uns tantos outros que nunca tinham estado lá.
Como foi possível o país assistir a isso sem que houvesse um remédio institucional que o pudesse impedir? O impeachment é um remédio, mas um remédio que chega tarde, quando o dano já foi feito. É preciso que a nação tenha mecanismos preventivos para que nenhum governo, seja de que partido for, possa fazer isso com o dinheiro público!
Está vindo, por aí,a  Lei de Responsabilidade das Estatais, que, entre outras coisas, proíbe que pessoas com cargos em sindicatos, governo ou partidos, ocupem cargos na direção ou no Conselho das estatais. A sociedade brasileira tem que pressionar o Congresso para que essa lei seja logo aprovada. Isso é trancar a porta, depois que o ladrão roubou, mas é melhor do que deixá-la aberta para sermos roubados outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa