segunda-feira, 9 de maio de 2016

O Brasil está quebrado!

O buraco é muito, muito, mas muito mesmo, mais embaixo! Novos dados vieram à luz e indicam que o rombo nas contas públicas, que estava estimado em 120 bilhões, vai passar de 250.
Entretanto, estão sendo revelados alguns "esqueletos" no armário da Dilma que podem elevar esse rombo para 600 bilhões, segundo a agência Moody's.
Esses esqueletos, ainda não devidamente contabilizados, são os gastos que o Tesouro será obrigado a fazer para cobrir os déficits de suas controladas: Petrobras, Eletrobras, Caixa Econômica Federal, renegociação das dívidas dos estados,etc.

Se 120 bilhões já estava péssimo, 600 bilhões significam que o Brasil está tecnicamente quebrado. E a D. Dilma I, a Louca, resolveu piorar a situação e está aumentando todos os gastos que pode aumentar. Tinha que ser interditada de imediato, antes que provoque mais danos.
Esse rombo de 600 bilhões representa mais de 10% do PIB. Se a dívida pública já está chegando perto de 70% dp PIB, o acréscimo do rombo e dos juros sobre esse rombo elevarão a dívida, até o fim do ano, para 90% do PIB.
Não haverá governo que consiga fazer o milagre de resolver esse problema em curto prazo. Outra coisa que precisamos ter em mente é que não haverá meio de equalizar essa situação sem cortes dramáticos nos gastos públicos (O PT e os "movimentos sociais" vão berrar) e sem aumento de impostos (infelizmente).
É uma questão de matemática. Penso, porém, que o povo deve permanecer mobilizado para exigir que os cortes sejam feitos (e não apenas promessas) antes que enfiem a mão no nosso bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário:

Seguidores do Blog

No Twitter:

Wikipedia

Resultados da pesquisa